Doutorado em Ciências da Educação - CIA

Qual a origem do CIA?

O Centro de Inteligência Aplicada à Educação de Qualidade nasceu da militância civil organizada onde nossa equipe percebeu a necessidade de se organizar para defender uma educação de qualidade. Logo, ter em vista a valorização de professores e unir forças para ampliar suas conquistas de direitos em favor de professores. Nossa experiência tem estado intimamente, ligada à Política Pública em Educação. Em razão disso, estivemos à frente da construção de Planos Municipais de Educação. Também, no debate, em defesa de políticas de inclusão. Desde 2012, estamos com essa missão, inicialmente, em Camaragibe, Pernambuco, depois os convites nos levaram à vários lugares do Brasil: Manaus, Ceará, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, iniciamos a carreira no exterior:: México e no Paraguai, e até hoje, lá estamos, há anos, cooperando com Programas de Pós-Graduação com universidades paraguaias, apresentando sua legitimidade jurídica em relação ao Reconhecimento e à Revalidação de Títulos Estrangeiros, especialmente, os de estudantes brasileiros. Com isso em vista, os auxiliando juridicamente, junto aos processos administrativos que concedem respeito ao direito individual e, por sua vez, ao Direito Objetivo.

Nossas ações há anos mantém diálogo com Programas de Pós-Graduação de instituições públicas e particulares o que nos permite agregar às nossas ações acadêmicas dinamismo, inovação, ética e respeito àqueles que são assistidos por nossos programas e eventos científicos. Nossa sede, está situada em Camaragibe, região metropolitana do Recife – PE, desde à sua criação.

Visão de Futuro

Estamos certos de que é por meio da reflexão a respeito da experiência profissional que, sobretudo, se pode despertar pesquisas científicas que podem conferir pertinência e credibilidade acadêmica à trajetória de cada profissional, tornando-o sujeito de seu discurso, inscrevendo-o no mundo acadêmico, em absoluta obediência aos preceitos comuns à pesquisa. Os processos dialéticos durante esse percurso na universidade, permite à pessoa burilar seu ponto de vista pela convivência com os já consolidados. E desse movimento, pode resultar a descoberta de novos caminhos sob os quais as gerações futuras poderão alcançar uma sociedade cada vez mais justa, democrática e solidária à medida que, respeita o ser humano, face à sua diversidade natural que singulariza a raça humana.

De 29x R$710,00 por:

29x R$603,50

Período de aulas:
janeiro de 2021

Taxa de matrícula R$ 200,00

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*Os valores já estão com o desconto para funcionários públicos e profissionais da Educação Básica. de 15%.

Informações

81 9.9145-0636

Sobre o Curso


Carga horária:
1350 horas

Essa carga horária estão distribuídas em 12 disciplinas obrigatórias que correspondem à 588 horas, de aulas presenciais. Ambas atreladas à realização de estudos e pesquisas com tutoria (orientação), perfazendo mais  788 horas em média. Panorama  vinculado  às linhas de pesquisa da UNADES, com a intenção de que o estudante possa definir  um “problema de pesquisa” inerente ao “objeto de pesquisa” correspondente às suas inquietações em diálogo ou decorrentes de sua experiência.  Saliente-se: objeto e problema de pesquisa figuram como elementos imprescindíveis à formalização do projeto de pesquisa e a realização dela, por sua vez, tais processos definem a autoria de uma dissertação ou tese, cuja pertinência e legitimidade são essenciais. 

Também, faz parte da carga horária, a orientação exclusiva à realização da pesquisa totalizando  em média 460 horas. Além disso, reserva-se 50 horas para o planejamento da defesa o que envolve a qualificação e, em tempo, a defesa pública. 

É importante, esclarecer: nosso programa ainda realiza  atividades acadêmicas aos mestrandos e doutorandos: seminários, colóquios com publicação de artigos em anais e oficinas e disciplinas enriquecem o programa e ampliam a carga horária, tornando-a maior do que em muitas universidades públicas brasileiras. 

Por fim, as  aulas ocorrem em 03 períodos –  janeiro e julho – a cada ano, na sede da Universidad Del Sol: UNADES em Assunção, capital do Paraguai.

Concluí-se as disciplinas em (1) um ano e (3) meses em média, com mais (1) um ano para a realização da pesquisa e construção da dissertação ou tese, em obediência aos padrões da ABNT.  A realização da defesa ocorre em Língua Portuguesa, visto ser um dos idiomas do MERCOSUL.

   Projeção 1: 

  • início:
    • janeiro de 2021 = 1º módulo;
    • julho de 2021: = 2º módulo;
    • janeiro de 2022 = 3 º módulo. 
  • 12 meses após, defesa pública em Assunção na sede da UNADES. 

   Projeção 2: 

  • início
    • julho de 2021 = 1º módulo;
    • janeiro de 2022: = 2º módulo;
    • julho de 2023   = 3 º módulo.
  • 12 meses após, defesa pública em Assunção na sede da UNADES.

As produções acadêmicas e outras atividades são requeridas ao longo das aulas, sempre com relação à finalidade prevista em ementa de cada  disciplina. As ementas são disponibilizadas na área do estudante para que cada um possa organizar com brevidade seus estudos, tendo em vista a bibliografia indicada.

É prudente esclarecer: o estudante deverá estar nortear os processos de leitura sempre, em atenção às linhas de pesquisas e as perspectivas previstas pela UNADES. Elas são entregues aos estudantes desde sua intenção de matrícula, assim poderá ter em mente as expectativas previstas. 

O processo avaliativo é concluído a cada período de aulas e, em até (1), um mês e meio cada estudante poderá conferir as notas registradas em boletim, elaborado pelo CIA com a anuência da UNADES. 

Atenção! Na última semana de aula, todos os estudantes recebem as declarações de conclusão e regularidade de matrícula da Universidad Del Sol: UNADES, é  gratuita nos (3), três semestres em que o curso ocorre. 

  • “ Expressão de nosso incentivo e reconhecimento aos esforços de cada estudante. ”

Dissertação e tese

As dissertações e teses  seguem os padrões da ABNT e, elaborados em Língua Portuguesa, resumo e, com tradução pelo menos dois idiomas, sendo obrigatório o espanhol. No ambiente, reservado aos estudantes há as informações a respeito das linhas de pesquisa de interesse dos orientadores, bem como o link para o currículum lattes e/ou  conacyt 

Nesse aspecto, o trabalho dos doutores e pós doutores que lecionam, envolve a compreensão da argumentação e processos dialéticos articulados à utilização de bancos de dissertações e teses, revistas e periódicos  que permitem a elaboração de “paper’s”, resenhas, artigos, sempre, ligados ao objeto de pesquisa definido pelo estudante ou eventualmente, para que ele possa defini-lo, assim como questionar a validade do argumento que sustenta sua validade. Por isso, mesmo a convivência com uma postura dialética é fruto da contínua reflexão-ação-ação-reflexão. esses processos são solidarizados por meio de  apresentações orais que exercitam as habilidades de argumentação e sustentação ancoradas no estudo dos clássicos, mas através de um interdiscurso com autores, pesquisadores e teóricos contemporâneos.  

Vale informar: nosso programa tem estabelecido cooperações com Grupos de Pesquisa da UFPB, UFAL, UFGO, UFMT, UEG -GEFOP onde as produções de nossos doutores e, especialmente: mestrandos e doutorandos têm sido objeto para interdiscursos o que atende preceitos importantes de um programa comprometido com a pesquisa, plataforma atenta à solidariedade acadêmica internacional. Essas são manifestações comuns ao preceito de excelência e qualidade acadêmica da CAPES/CNPQ – BR e CONES/ANEAES – PY. 

  • Em breve, poderão visitar a galeria de livros publicados por  autores pesquisadores de nosso Programa Brasil PPGE UNADES – CIA.

Período de aulas:

11 a 27 de janeiro de 2021

  • Currículo, ensino e sociedade;
  • Gestão educacional; 
  • Formação de profissionais da educação.

Informações:

Diretoria de Administração Acadêmica do CIA: DAAC
Membro do colegiado PPGE Programa Brasil UNADES – PY.
Prof. Dr. Dayvison Bandeira de Moura